quinta-feira, 27 de março de 2014

E ela está chegando!!!! =)



E agora mais que oficial, minha esposa está embarcando hoje!!!!

Mesmo após muita análise, planejamento e decisões de como ir, para onde, quanto iríamos gastar e quanto será nosso custo vivendo na Austrália, tivemos alguns desencontros por causa do curso escolhido para ela. Como o meu já estava acertado, pagaríamos muito caro para mudar a data dele para coincidir de irmos juntos, portanto, acabei indo na frente.

A espera para poder embarcar e iniciar uma nova é muito angustiante. Desde setembro do ano passado estava já me desligando da empresa e em dezembro estava totalmente desligado, com casa desfeita e morando com minha mãe temporariamente. Este período para mim foi uma fase não ruim por estar morando com pais novamente e sim por apenas esperar o dia em que sua vida irá realmente começar. Para mim, este dia chegou em 12 de fevereiro e agora está chegando para ela em 27 de março.

Foram 50 dias, todos os dias conversando via Skype, de 30 minutos até 1:30 algumas vezes. Não por que ficamos simplesmente namorando mas sim contando as experiências novas, o ritmo, as pessoas, as aulas, a qualidade de vida... tudo! Ter um blog e postar fotos é apenas uma pequena porção do que podemos proporcionar para quem está do outro lado da tela lendo e está principalmente no Brasil. É preciso viver, vivenciar, provar, dar risada e chorar alguns momentos!

Para quem está aqui temporariamente, estar sozinho é muito bom! Você faz amigos, vai para às praias, vai para à balada, chega em casa tarde da noite sem se preocupar com assalto, procura emprego (se quiser) e volta! Você sentirá falta sim de seus amigos, parentes e companheiros, mas em sua cabeça (e na de todos também) há aquela sensação que você verá todos novamente em breve. Quando você repara, seis meses já se passaram. Porém, quando você está aqui para construir uma nova vida, estar sozinho é ruim. Mesmo que você tenha amigos que estarão por perto para poder ajudá-lo (você certamente acabará fazendo amizade com brasileiros que moram aqui e estes ajudarão, se você for merecedor disto), a sensação de solidão em alguns momentos irá ocorrer. Portanto, se você pretende vir ter uma nova vida no estrangeiro, é muito importante pensar nisto tendo alguém junto de você.

Minha esposa também chega com melhor formação acadêmica do que a minha. Enquanto eu estou aqui estudando inglês, ela já possui fluência. Tem 8.0 overral em IELTS Academic e 112 em TOFEL. Foi professora de inglês a vida toda e seu ultimo trabalho foi na escola internacional de Alphaville. Além disso, foi considerada a melhor professora de inglês das etecs do estado de São Paulo. Enfim, currículo que no exterior todos elogiam, mas no Brasil, não importa o tão quanto qualificado você é nesta área, você ganhará o famoso salário de professor, profissional totalmente desmerecido pelo nosso governo.

Olhando em retrospecto, temos que agradecer muito pelo nosso governo por estarmos aqui tendo uma nova vida. Até começo de 2012, o sonho de minha esposa era ser funcionária pública de São Paulo, para ter uma melhor estabilidade no emprego. Ela conseguiu isso, mas foi trabalhar em uma escola de periferia, onde foi ameaçada por estudantes, agredida e desmerecida pela diretora da escola. Uma profissional tratada como nada, tendo ela uma formação pela PUC, 6 anos de inglês, Tofel, Celta, IELTS e demais certificados, dinheiro que poderia comprar facilmente um apartamento ótimo na Zona Sul em 2000. Todo investimento para que o Brasil não reconhecesse a importância de um profissional qualificado e diante da insatisfação, buscasse uma nova oportunidade em outro País. De minha parte, minha vida estava estável. Tinha um bom carro, um bom salário, era dono de meu próprio nariz... mas em um relacionamento, duas pessoas tem que estar feliz. Era um sonho dela morar no estrangeiro e abracei esta ideia pois não há como viver no Brasil ganhando-se bem sem ter a sensação de insegurança rondando você. Prefiro tentar a vida em outro país do que espera o dia que serei sequestrado e/ou morto!

Minha esposa chega na Austrália com seu diploma reconhecido pelo VETASESS e já qualificado como International Teacher. Isso significa que ela já pode dar aulas em escolas internacionais. O próximo passo agora é reconhecer o diploma novamente para escola secundária, com isso, mais oportunidades em sua carreira.

De minha parte, estou em processo de reconhecimento de meu diploma de TI pela ACS. Estando tudo ok, falta apenas o IELTS de 7 pontos (este vai ser o desafio deste ano, rs) e dar entrada no visto de residência, ou por mim ou por ela. O que sair primeiro.

Com visto de residência, as oportunidades de emprego melhoram. Quando você está como estudante, você fica limitado a 20 horas de trabalhos semanais e não é tão simples de se conseguir emprego como se fala estando no Brasil. O primeiro emprego funciona muito por indicação e vai ser um Brasileiro em boa parte que vai te ajudar. Existem oportunidades para trabalho de madrugada ou das 5:00 am até as 07:00 am também. Todos eles exigem carros, portanto, reserve ao menos $ 2 mil dólares para comprar um de 1999 a 2000.

Falarei disto em outro blog.

Abs!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário